quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ansiedade de separação - texto completo sobre o assunto no Mãe de Cachorro


A iniciativa da Ana Corina, do Mãe de Cachorro, foi sensacional: reunir profissionais da área de comportamento canino para falar sobre este assunto que aflige cada vez mais os cães e seus donos. 

A Sara Favinha, da Tudo de Cão, a Emmanuelle Moraes, a Franciele Montagnani, da Cão Obediente e eu, nos revezamos para falar do assunto de forma bem detalhada. 

O conjunto ficou bem legal e está disponível aqui.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Xixi em casa ou na rua?

Muita gente me questiona acerca da viabilidade de se acostumar o cão a fazer suas necessidades somente na rua. Acreditam que, assim, terão menos trabalho ("caca" na rua = menos trabalho em casa) e poderão aproveitar a oportunidade para passear com o cão. 

Ocorre que a realidade não é nem tão simples, nem tão lógica assim... Para os cães, aliviar-se na rua, durante os passeios, é realmente uma delícia! Ali, eles sentem os cheiros de outros cães, bem como os sinais deixados por estes e não terão o inconveniente de ficar perto da "sujeira".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bronca despersonalizada: o que é, e quando usar?

Eu só queria um pedacinho do sanduíche...


A utilização de broncas para reprimir alguns comportamentos indesejados dos peludos tende a ser um assunto polêmico. Isto porque muitos confundem “bronca” com crueldade ou castigos físicos.

Fica aqui o alerta: nunca, em hipótese alguma, deve-se utilizar de força física, brutalidade ou violência para com um cão ou qualquer outro animal. Nem mesmo quando o comportamento deixa consequências muito desagradáveis, como móveis e objetos estragados, ou mesmo quando o cão se mostra agressivo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Bebês chegando x cães da casa: Parte II

O tema é tão amplo e cheio de nuances que teve que ser dividido em duas partes. Hoje, saiu a segunda parte do texto sobre como fazer da convivência entre cães e bebês algo saudável, tranquilo e divertido!

Observar as reações, o comportamento tanto dos cães quanto das crianças quando estão interagindo é uma experiência deliciosa! E se a aproximação for feita com alguns cuidados e paciência, trará resultados muito positivos! 

Não perca o post no Mãe de Cachorro: clique aqui!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Bebês chegando x cães da casa: sim, isto pode dar muito certo!

Quando a querida Ana Corina, do Mãe de Cachorro, me pediu para escrever sobre este tema, logo me lembrei de minha amiga Dani que, ao engravidar, afirmava categoricamente que jamais iria se desfazer do Marley, o lindo e gigante Boxer, que vive com ela e o marido num apartamento, contrariando várias pessoas que pregavam o contrário.

Hoje, passados quase três anos, a promessa se cumpriu e a Bibi tem uma convivência absolutamente harmônica com o Marley, desde o momento em que saiu da maternidade para casa, sem que nunca tenha ocorrido qualquer incidente, como atestam algumas fotos dos dois juntos logo abaixo.

Isto é, sim, possível, e o relato acima serve apenas para demonstrar que, com paciência, consistência e respeito pelo cão, o dia a dia da família com um novo membro será muito feliz!! A Dani tomou todas as precauções que relatei no texto preparado para o MDC, que pode ser lido aqui